Ensino Fundamental I

Texto fragmentado nas modalidades de ensino fundamental I e II e ensino médio: A educação possível.
"Mas vamos à educação nas escolas: o que é educar? Como deveria ser uma boa escola? Como se forma e se mantém um professor eficiente, como se preparam crianças e adolescentes para este mundo competitivo onde todos têm o direito de construir sua vida e desenvolver sua personalidade?

É bem mais simples do que todas as teorias confusas e projetos inúteis que se nos apresentam. Não sou contra colocarem um computador em cada sala de aula neste reino de utopias, desde que, muito mais e acima disso, saibamos ensinar aos alunos o mais elementar, que independe de computadores: nasce dos professores, seus métodos, sua autoridade, seu entusiasmo e seus objetivos claros. A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas prejudica mais do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos. Estudar não é brincar, é trabalho. Para brincar temos o pátio e o bar da escola, a casa..."

Objetivos Gerais

O ensino fundamental 1, que abrange do 1º ao 5º ano, tem por objetivo a formação básica do
cidadão, mediante:

•  o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da
    leitura, da escrita e do cálculo;
  •  a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes
    e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  •  o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
    conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
  •  o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
    tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Níveis de Ensino

O ensino fundamental será:

•  I - organizado na forma presencial, com 9 (nove) anos letivos;
  • II - ministrado em língua portuguesa;
  • III - com o mínimo de 4 (quatro) horas diárias de efetivo trabalho escolar;
  • IV -mínimo anual de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar;
  • V - carga horária anual mínima de 800 (oitocentas) horas

Anos iniciais: de 1º ao 5º ano

Matrícula

Como tradição e com a devida antecedência, a circular referente aos Parâmetros para a contratação dos serviços educacionais, fixação de valores e orientações será enviada sempre no mês de setembro.