Logo Centro

Nossa Bilioteca

“Para que se nade bem ou para que se toque algum instrumento com maestria, é preciso que se treine o máximo que for possível. O mesmo acontece quando se quer dominar a leitura a ponto de compreender com clareza e rapidez os sentimentos e conteúdos que os textos contam. Leituras eventuais, até mesmo as costumeiras adoções bimestrais de livros de literatura, são práticas insuficientes para que nossos alunos possam desenvolver plenamente sua capacidade de compreensão e interpretação dos textos que terão de ler ao longo do curso de toda a sua vida.

É preciso mais, muito mais! Ah, mas estamos falando de Brasil, de um país em que mesmo as classes privilegiadas passam a vida sem usufruir o prazer que os livros nos trazem. É comum encontrarmos pais capazes de sacrificar-se para comprar o tênis da moda para seus filhos, mas que reclamam na hora que o professor lhes pede para adquirirem um livro. Por que isso acontece? Será que nossa sociedade julga que é melhor investir no pé do que na cabeça das crianças?”

Pedro Bandeira

Os nossos pais, em resposta a essa indagação de Bandeira, colaboram, através de uma taxa literária, com a manutenção do acervo da Biblioteca, a qual vem sendo construída, ano a ano, para que possamos garantir o projeto do Rodízio Literário.

Sendo a leitura um ato solitário e extracurricular, propomos que os alunos leiam aproximadamente três livros por mês. Para isso, contamos com os pais no sentido de determinarem horários aos seus filhos.